Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Página Inicial / JMJ Agora
clipe-oficial-hino-jmj-2013
 
 
 


Embaixadores no Brasil recebem visita do COL

Embaixadores de diversos países puderam conhecer um pouco mais sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 na manhã desta quinta-feira, 24 de maio, durante uma apresentação feita por uma comissão do Comitê Organizador Local (COL) na sede da Nunciatura Apóstólica no Brasil, em Brasília.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, anfitrião do encontro, pediu o “empenho de todos para fazer da JMJ Rio2013 uma Jornada inesquecível”.
Além do Núncio e das várias autoridades presentes, falaram sobre a Jornada o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, o presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o diretor geral da Jornada, monsenhor Joel Portella Amado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho e o coordenador da comissão governamental para a Jornada, Luiz Carlos Pugialli. O evento contou também com a presença dos bispos auxiliares do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Paulo Cezar Costa, vice-presidentes do COL e do representante do ministério da Relações Exteriores, Paulo de Tarso.

Dom Giovanni ressaltou que a presença maciça do corpo diplomático demonstrava o reconhecimento da importância da Jornada Mundial da Juventude, a qual chamou de “intuição profética de João Paulo II”, provocando uma verdadeira “revolução no campo da pastoral juvenil”, com a formação de novas gerações de cristãos que vivem verdadeiramente o Evangelho e o transmitem com alegria.

A peregrinação dos símbolos da Jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foi um dos temas abordados pelo presidente da CNBB. Ele destacou que mais de dois milhões de jovens já puderam viver a experiência da pré-jornada, com a chegada dos símbolos às suas dioceses. Ele falou ainda sobre a Semana Missionária, que antecede a Jornada, momento em que os jovens viverão a partilha e a missionariedade.

O arcebispo do Rio, Dom Orani, agradeceu a presença do corpo diplomático, em especial para que eles possam transmitir aos jovens de seus países as devidas orientações e certificá-los do acolhimento que está sendo preparado pela cidade do Rio de Janeiro.
O ministro Gilberto Carvalho saudou a todos em nome da presidente Dilma Rousseff e falou da alegria e honra que desde o primeiro momento o governo do Brasil vivenciou com a escolha o Rio.

Gilberto explicou que a JMJ transcende um evento religioso. “Estamos preocupados com os valores que a juventude brasileira vai praticar  daqui para frente”, destacou, afirmando que e a Jornada vem justamente contribuir nessa área, no cultivo e desenvolvimento entre os jovens de valores que são fundamentais para uma sociedade.

O ministro reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a realização do evento e adiantou aos diplomatas há um empenho junto ao Itamaraty para que sejam facilitados os processos dos vistos para a entrada dos milhões de jovens que virão ao encontro e pediu aos embaixadores que durante a JMJ, que acontece entre 23 e 28 de julho de 2013, disponibilizem uma presença consular especial para atender aos peregrinos.

Conteúdo oficial: WWW.rio2013.com

 
Página Inicial