Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Página Inicial / Notícias
clipe-oficial-hino-jmj-2013
 
 
 


Arquidiocese prepara acolhida de peregrinos

Em reunião, Comissão Arquidiocesana de Hospedagem articula ações

Daniel Gomes
Reportagem do Jornal "O São Paulo"
21/05/2013

Comissão de Hospedagem: SP tem 20 mil vagas para os peregrinos. Foto: Luciney Martins.

A menos de dois meses para a Semana Missionária, evento que antecede a JMJ Rio-2013, a Arquidiocese de São Paulo já conta com cerca de 20 mil vagas para acolher os peregrinos que participarão da atividade, entre 16 e 20 de julho, conforme dados divulgados pela Comissão Arquidiocesana de Hospedagem, em reunião realizada na terça-feira, dia 14, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no centro da cidade. 

Embora sejam esperados 30 mil peregrinos para Semana Missionária, ainda há dificuldade em saber quantos estarão na cidade, pois há grupos que já articularam a hospedagem diretamente com as paróquias, sem ter feito o cadastro no site da Semana Missionária.

“Nosso desafio é tabular todos esses grupos e inscrevê-los para a Semana Missionária para termos o número exato dos que virão a São Paulo”, afirmou, ao O SÃO PAULO, o padre Michelino Roberto, coordenador da equipe de hospedagem da Semana Missionária da Arquidiocese, destacando que os grupos que não se cadastrarem perderão benefícios. “Os peregrinos cadastrados receberão um crachá e poderão visitar alguns museus da cidade, fazer atividades culturais sem necessidade de pagar ingresso, mas os grupos que não se cadastrarem não vão ter essa oportunidade”, complementou. 

Conforme dados dos representantes da comissão nas regiões episcopais, apenas a Região Santana já alcançou a quantidade de vagas estipuladas para a acolhida (média de cem peregrinos para cada paróquia). Na reunião, houve o pedido de que os articuladores regionais entrem em contato com as paróquias para verificar a quantidade de famílias acolhedoras, bem como para se informarem sobre os grupos que acertaram a hospedagem diretamente com as igrejas e as congregações. 

Kamila Gomes, secretária executiva da Semana Missionária na Arquidiocese, lembrou que é preciso visitar as famílias que se propuseram a acolher os peregrinos para verificar as condições de segurança e a capacidade para a quantidade de hospedagem. 

Comissão de Hospedagem: SP tem 20 mil vagas para os peregrinos. Foto: Luciney Martins.


O mesmo alerta também foi feito por Guttemberg Souza, que está na comissão da Região Santana. Ele lembrou que muitos cadastros foram feitos ainda na metade do ano passado. “De lá pra cá, algumas famílias mudaram, talvez não possam receber a mesma quantidade de pessoas ou vão viajar durante a jornada. Essa visita é para saber realmente qual é a realidade da família”, explicou à reportagem. A região desenvolveu um mapa com a abrangência territorial de cada paróquia, indicando onde serão hospedados os peregrinos. O padre Michelino sugeriu que as outras regiões episcopais façam o mesmo. 

Entre as delegações estrangeiras mais numerosas que já confirmaram participação na Semana Missionária há 250 pessoas da República Dominicana, 200 de Paris, 185 da Eslováquia, 163 do Iraque e 160 dos Emirados Árabes. Em breve, a Comissão Arquidiocesana de Hospedagem lançará um manual com recomendações sobre como as famílias devem acolher os peregrinos.

 

 

 

 







 
Página Inicial