Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Página Inicial / Notícias
clipe-oficial-hino-jmj-2013
 
 
 


Regiões preparam Semana Missionária

Maioria dos locais da vigília da ‘pré-jornada’ está definida, mas ainda faltam famílias para acolher peregrinos
Daniel Gomes - Jornal "O São Paulo"

Reuniões de articulação para a Semana Missionária da JMJ, em São Paulo, iniciadas no ano passado, são intensificadas nas seis regiões episcopais com a proximidade do evento;
A pouco mais de dois meses para a Semana Missionária na Arquidiocese de São Paulo, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho, as regiões episcopais intensificam os preparativos para a acolhida dos peregrinos e às atividades que serão realizadas na cidade entre os dias 16 e 20 do mesmo mês. 

Conforme apurou o O SÃO PAULO junto aos articuladores das comissões regionais organizadoras da Semana Missionária da JMJ, já estão definidos quase todos os locais das vigílias nas regiões em 19 de julho, mas ainda não foi atingida a quantidade necessária de famílias acolhedoras.  
  
Na Região Santana, a meta de acolher 6.300 peregrinos está próxima de ser cumprida. “Já temos 5.800 vagas e a campanha continua. Acreditamos que nas próximas semanas teremos todas as inscrições”, contou Kamila Gomes, informando, ainda, que a atividade regional será no parque da Juventude, com momentos de oração, espiritualidade e missa, além de apresentações de dança, montagem de murais com grafiteiros, intervenções esportivas e shows musicais, entre os quais os das bandas Dom e Anjos da Vida. Também serão montadas tendas para ações diversas e uma exposição sobre o Carandiru e a juventude.  

Na Região Sé, de acordo com o padre Renato Cangianelli, a vigília será no ginásio do Ibirapuera, mas os detalhes sobre o horário de início, programação e infraestrutura ainda estão sendo definidos. Quanto ao acolhimento dos peregrinos, 3.400 vagas já estão aprovadas e o número de locais para acolhida deve aumentar, já que há paróquias que ainda não enviaram os cadastros para a cúria regional.

Uma tarde de lazer com troca de experiências e atividades de louvor no pico do Jaraguá será parte da atividade regional na Brasilândia, a ser iniciada na manhã de 19 de julho, com missa no Santuário do Jaraguá, de onde os jovens partirão em procissão até o p ico. Conforme informou Gisele Moraes, a região já tem hospedagem para 2.869 peregrinos, quantidade ainda insuficiente para os 3.900 jovens que são esperados. 

Meta é definir programação e estimular que famílias acolham peregrinos.

“As paróquias que ainda não atingiram a quantidade de cem hospedagens continuam convidando as famílias a receberem os peregrinos em suas casas”, garantiu Gisele, afirmando, ainda, que os próximos passos serão o cadastro de voluntários, o encontro de orientação para as famílias acolhedoras e a apresentação das atividades da Semana Missionária.

Na Região Ipiranga, a principal estratégia para divulgar a JMJ e a Semana Missionária tem sido a peregrinação da réplica da Cruz da jornada. Segundo o padre Everton Moraes, o processo de inscrição de famílias acolhedoras está praticamente finalizado. 

“Estamos na fase de formação para essas famílias, já realizamos uma formação na sede regional para todas as comissões paroquiais sobre o acolhimento e estas vão multiplicar isso em suas paróquias para as famílias cadastradas”, garantiu, informando que a vigília regional acontecerá no ginásio esportivo do Colégio Marista Arquidiocesano. 

O cadastramento de mais famílias acolhedoras é a prioridade na Região Belém, que, segundo o padre Fausto Marinho, já possui 2.600 lugares em famílias e 4.500 vagas acertadas entre as paróquias e grupos de outros países. A motivação para novas adesões será intensificada nos encontros celebrativos e formativos nas próximas semanas.

A Região Belém ainda não divulgou o local e a programação da vigília de 19 de julho, assim com a Região Lapa, na qual, segundo a articuladora Evelise Martinez, têm acontecido reuniões periódicas de âmbito regional e nos setores pastorais para se definir detalhes da Semana Missionária e da ida à JMJ.



Fonte: O São Paulo (30/04 a 06/05 - B6)



 
Página Inicial