Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Página Inicial / Voluntários / Dúvidas
clipe-oficial-hino-jmj-2013
 
 
 




PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CAMPANHA DE VOLUNTARIADO

1. Como faço para ser voluntário?
Para ser voluntário na Pré-Jornada ou Semana Missionária na Arquidiocese de São Paulo, que acontecerá de 17 a 21 de julho de 2013, você deve preencher o cadastro e aguardar orientações das Comissões Regionais. Será realizado um processo de entrevistas para melhor conhecimento e definição sobre a sua inscrição como voluntário oficial da Semana Missionária da Arquidiocese de São Paulo.

Botão Voluntário Cadastre-se


2. Quem é o voluntário na Semana Missionária ou Pré-Jornada na Arquidiocese de São Paulo?
É alguém movido pela graça de Deus, que se dispõe a servir, de maneira gratuita, na realização da Semana Missionária, em suas diversas fases.

3. Qual a idade mínima para ser voluntário?
Para ser voluntário será necessário ter no mínimo 18 anos em 01 de julho de 2013. A partir de junho de 2012, abriremos inscrições para voluntários, incluindo os que farão 17 anos até 1º de julho de 2012. A inscrição nestes casos só será válida com a autorização do responsável legal. A não admissão de menores é uma precaução mediante as possíveis complicações legais.

4. Qual a idade máxima para ser voluntário?
Não há uma idade limite. Precisaremos de jovens e adultos que estejam em condições para realizar este trabalho de voluntariado.

5. Apenas brasileiros podem ser voluntários?
Como nas edições anteriores da Jornada Mundial da Juventude, serão admitidos estrangeiros para o voluntariado, desde que estejam em situação regular no que diz respeito às leis de imigração.

6. Quando começa o trabalho do voluntário?
Há pessoas que já estão trabalhando na organização da Semana Missionária.
Haverá outras que serão chamadas a colaborar em outras etapas do processo de organização, sobretudo no que se refere aos treinamentos e destinação por idiomas. A grande maioria será convocada para iniciar suas atividades nas semanas que antecederão a realização da Semana Missionária.

7. É necessário falar quantos idiomas para ser voluntário?
Há diversos serviços a serem realizados antes e durante a Semana Missionária e que não dependem de um segundo idioma, porém, é de grande auxílio ter noções de outra língua. Há funções específicas para pessoas com domínio de outro idioma, sobretudo no que se refere ao acompanhamento dos grupos de peregrinos.

8. Desejo ser voluntário na Pré-jornada, posso também atuar como voluntário na JMJ?
Sim. Quem for voluntário na Pré-Jornada e tiver feito inscrição e for selecionado para atuar na JMJ Rio 2013, chegará somente no primeiro dia da Jornada e será encaminhado para sua equipe.
Haverá formação e treinamento prévio para sua função, como os demais voluntários.

9. A pessoa que se cadastra já é automaticamente voluntário da Semana Missionária?
Ao inscrever-se você se torna um candidato. Todos os candidatos passarão por um processo de seleção, que terminará em abril de 2013.

10. O que um voluntário faz?

Há diversas funções para os voluntários. Eles podem servir: na hospedagem, nos aeroportos e rodoviárias, nos pontos de informação, no acompanhamento dos peregrinos, nos deslocamentos com os peregrinos, na organização dos eventos de massa e atos culturais, na tradução, nos setores administrativos, nas redes sociais, no acompanhamento aos portadores de necessidades especiais, nos locais de acolhida, na cozinha, nas compras, na limpeza, na animação litúrgica e em várias outras funções. Todos serão bem-vindos!

11. Como vou saber minha função?
Depois de aprovada a sua inscrição para voluntariado na Semana Missionária, as funções serão definidas ao longo do período de preparação e treinamentos.

12. Não sou de São Paulo, onde vou ficar hospedado?
Em princípio, cada voluntário deverá ajudar sua própria diocese na Semana Missionária. Mas os voluntários de outras cidades poderão ser acomodados em casas de família, escolas, igrejas, assim como será a hospedagem também para os peregrinos.

13. Como voluntário eu posso participar das atividades com os peregrinos, ou vou trabalhar o tempo inteiro?

Isso dependerá de sua função e da escala de sua equipe.

14. Eu vou estar perto do Papa?
O Papa não virá a São Paulo desta vez. Se você for voluntário no Rio de Janeiro, o objetivo principal e prioritário do voluntário na JMJ é estar a serviço, por isso, durante os Atos Centrais, o voluntário pode ou não ser escalado para um serviço próximo ao papa. Consta no projeto da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro um encontro do Papa Bento XVI com os voluntários da JMJ, mas isso só será confirmado posteriormente pela Assessoria do Sumo Pontífice.

15. Serei formado para o meu trabalho como voluntário?
Sim. Todo voluntário participará de um programa formativo. Este programa abrange uma formação espiritual, cultural, técnica e treinamento específico e será realizado em cada Região Episcopal, com a assessoria da Comissão Arquidiocesana da Semana Missionária. Haverá também subsídios especialmente preparados pelo Setor Juventude da CNBB.

16. Como manter-me informado quanto às noticias e convocações?
Utilizaremos o hotsite da Semana Missionária da Arquidiocese de São Paulo: www.prejmjsp.com , o site da Arquidiocese de São Paulo, www.arquidiocesedesaopaulo.org.br, o blog e o facebook privado dos voluntários como nosso meio de comunicação interno. Aí, você terá todas as informações atualizadas e será convocado para eventos e serviços em geral. Além disso, a partir de julho de 2012, o voluntário receberá mensalmente em seu e-mail informações a respeito da programação.
.

 
Página Inicial